Nota de Apresentação

“O tempo é a substância de que sou feito”.
JORGE LUÍS BORGES

Concretizando uma feliz ideia de três professores da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – o Prof. Doutor José Joaquim Gomes Canotilho, o Prof. Doutor Manuel Carlos Lopes Porto e o autor destas modestas linhas –, três instituições de grande prestígio nacional e internacional constituíram, por escritura pública de 18 de março de 1994, o Centro de Estudos de Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente (CEDOUA). Foram elas a Universidade de Coimbra, através da sua Faculdade de Direito, a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o Centro de Estudos e Formação Autárquica (CEFA).

Na celebração dos 20 anos do CEDOUA, é da mais elementar justiça lembrar, agradecer e felicitar vivamente os “Founding Fathers” pessoais e institucionais do CEDOUA e enaltecer o entusiasmo e o carinho com que várias personalidades que, na ocasião, ocupavam cargos de grande relevo acolheram o nascimento do mesmo: o Prof. Doutor Luís Francisco Valente de Oliveira, Ministro do Planeamento e Administração do Território, o Prof. Doutor Rui Nogueira Lobo de Alarcão e Silva, Reitor da Universidade de Coimbra, o Prof. Doutor Orlando Alves Pereira de Carvalho, Presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Direito, o Eng.º Mário Hermenegildo Moreira de Almeida, Presidente do Conselho Diretivo da ANMP, e o Prof. Doutor Eng.º Armando Silva
Afonso, Presidente do Conselho Diretivo do CEFA.

As instituições, tal como as pessoas, são tudo o que foram, o que são e o que serão. Com a presente publicação, intitulada “CEDOUA 20 ANOS: PESSOAS, ATIVIDADES, NÚMEROS e IMAGENS”, pretendemos, em primeiro lugar, divulgar o que foi e o que é o CEDOUA: como nasceu, como cresceu, como se consolidou, como adquiriu a sua personalidade própria, o que o fez e o que faz.

Mas o CEDOUA nunca teria sido o que foi, nem seria o que é, sem a dedicação e o entusiasmo de um naipe notável de pessoas que, durante vários anos, participaram nos seus órgãos dirigentes, sem o enorme talento e a grande generosidade do seu corpo de colaboradores e sem a adesão de muitos alunos e profissionais que, ao longo destes 20 anos, têm procurado o CEDOUA para aprofundar os seus conhecimentos e a sua formação nas áreas do direito do ordenamento do território, do urbanismo e do ambiente. A todos eles queremos, em nome do CEDOUA, deixar aqui
registada a nossa homenagem e a nossa imensa gratidão.

Mas quanto ao futuro deste, devemos seguir o ensinamento de ALBERT CAMUS, segundo o qual “a verdadeira generosidade em relação ao futuro consiste em darmos tudo no presente”. É isso o que continuaremos todos a fazer, com uma sempre renovada dedicação ao CEDOUA.

Coimbra, 6 de outubro de 2014

O Presidente do Conselho Diretivo do CEDOUA,

(Prof. Doutor Fernando Alves Correia)